Trocador de Calor Casco e tubo

 

O Trocador de calor casco e tubo é composto de uma série de tubos. Um conjunto destes tubos contém o líquido que deve ser aquecido ou resfriado. O segundo fluido corre sobre os tubos que estão sendo aquecidos ou resfriados de modo que pode fornecer o calor ou absorver o calor necessário.

Trocador de Calor Espiral

 

A espiral do trocador de calor , pode se referir a uma hélice de tubos de configuração (em espiral), mais genericamente, o termo se refere a um par de superfícies planas que são enrolados para formar os dois canais em um arranjo de contra-fluxo. Cada um dos dois canais tem um caminho longo e curvo. Um par de portas de fluido são conectados tangencialmente aos braços exterior da espiral e portas axial são comuns, mas opcional.

A principal vantagem do Trocador espiral é seu uso altamente eficiente do espaço. Este atributo é muitas vezes alavancados e parcialmente realocados para ganhar outras melhorias no desempenho, de acordo com tradeoffs bem conhecido no projeto trocador de calor. Um trocador compacto pode ser usado para ter um espaço menor e, portanto, menor custo de aquisição, ou um de tamanho maior pode ser usado para ter menos perda de pressão, maior eficiência térmica e menor custo de energia.