Sistema de Secagem Térmica de Lodo

A secagem térmica do Lodo é um processo de redução de umidade através de evaporação de água para a atmosfera com a aplicação de energia térmica, podendo-se obter teores de sólidos da ordem de 90 a 95%. Com isso, o volume final do lodo é reduzido significativamente.

Em termos mais gerais, a secagem térmica é a utilização de calor para evaporar a água do lodo residual proveniente de processos preliminares geralmente após o processo de adensamento e de desidratação mecânica (centrifuga decantadora, filtro prensa) destes resíduos. A realidade é que o processo de secagem térmica geralmente consiste de manuseio de materiais e equipamentos de armazenamento, geração de calor, equip. de transferência
deste mesmo calor e além disso equipamentos para limpeza do ar residual, etc.

 Estes sistemas de equipamentos podem assumir muitas formas, no entanto estes sistemas de secagem térmica são geralmente referidos em duas categorias principais: diretos e indiretos. Esta classificação baseia-se na forma como a energia térmica é transferida para os sólidos no processo.

Em secadores de calor direto o ar quente/gás flui através de um vaso de processo e entra em direto com as partículas sólidas úmidas do material. O contato entre o ar quente e frio permite aos sólidos a transferência de energia térmica, o que provoca um aumento na temperatura de sólidos e a evaporação de água. O ar quente/gás pode ser produzido por quase qualquer fonte de calor, mas mais frequentemente é produzido por um gás ou num forno com combustível que em alguns casos pode ser a própria matéria prima seca.
O método predominante de transferência de calor em sistemas de secagem diretos é de convecção. Exemplos de equipamentos de secagem direta são: Secadores de Tambor Rotativo, Secador de Esteiras (fornecidos por nossa empresa).

Neste tipo de sistema, o fornecimento de calor é através de um forno de queima de combustível, que é inserida diretamente dentro do equipamento. O material seco é separado do gás de escape quente e é, em seguida, separados e tratados tanto para a reciclagem de volta para o secador (quando necessário) ou encaminhados para os silos de armazenamento. O escape de ar/gás é arrefecido e parte é reciclada de volta para o secador. O restante da mistura
ar/gás é tratado em nossos equipamentos de controle da poluição do ar e, em seguida, descarregado para a atmosfera sem contaminantes.

A recirculação dos gases de escape secador realiza duas funções importantes. Primeiro, aumenta a eficiência térmica global do secador e, segundo, que minimiza o volume de gás de escape que exige controle da poluição do ar. Este controle da poluição do ar tipicamente consiste na remoção de partículas adicionais seguidas por oxidação térmica regenerativa para destruir os odores e os compostos orgânicos voláteis (VOCs). Nos dias de hoje sistemas de secagem direta recirculam tipicamente de 70% a 90% dos gases de escape secador, reduzindo significativamente o tamanho do equipamento de controle de poluição do ar. Sistemas de secagem diretos variam consideravelmente no tipo de equipamento utilizado para processar os resíduos no caso de nossa podemos oferecer 2 sistemas:

- Secador de Esteiras para capacidades de 100 a 3000 Kg/h de água evaporada por hora

$storyName

- Secador Rotativo de Tambor para capacidades de 4000 a 12000 Kg/h de água evaporada por hora neste caso ainda poderemos ter 2 configurações com o tambor rotativo convencional e o de 3 passes.

Nos secadores térmicos indiretos, paredes metálicas sólidas separaram os sólidos úmidos provenientes do meio de transferência de calor (vapor, água quente, ou óleo). A energia térmica é transferida do fluido de transferência de calor para a parede de metal e, em seguida, a partir da parede metálica nos sólidos frios. A temperatura é elevada nos sólidos por contato com superfícies metálicas quentes e os sólidos nunca entram em contacto direto com o meio de aquecimento principal. O método mais utilizado para a transferência de calor é a condução. Equipamentos de Secagem Térmica incluem o modelo Secador Paddle Dryer oferecido por nossa empresa e que consta no esquema abaixo: