Residuos Sólidos Urbanos - Lixo , Esgoto Sanitário entre outros (opção por geração de energia)

 

Segundo a Wikipédia os resíduos sólidos urbanos (RSU's), vulgarmente denominados por lixo urbano, são resultantes da atividade doméstica e comercial das povoações. A sua composição varia de população para população, dependendo da situação sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada um. Esses resíduos podem ser classificados das seguintes maneiras:

  • Matéria orgânica: Restos de comida, da sua preparação e limpeza
  • Papel e papelão: Jornais, revistas, caixas e embalagens
  • Plásticos: Garrafas, garrafões, frascos, boiões e outras embalagens
  • Vidro: Garrafas, frascos, copos
  • Metais: Latas
  • Outros: Roupas, óleos de cozinha e óleos de motor, resíduos informáticos

Existem também alguns tipos de resíduos diferentes dos comumente encontrados e que são denominados tóxicos. Estes necessitam de um destino especial para que não contaminem o ambiente e os seres que nele habitam, como aerossóis vazios, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, restos de medicamentos e outros.

Estima-se que cada pessoa produza, em média, 1,3 kg de resíduo sólido por dia. Desta forma, uma pequena cidade de apenas 10 000 habitantes produziria mais de 10 toneladas de lixo diariamente.

Este é um problema no nosso país pois sabemos que temos graves problemas na gestão destes resíduos principalmente ao que se refere aos aterros sanitários, e por isso nós da JMS Equipamentos Industriais desenvolvemos em parceria com empresas européias um sistema de destinação destes resíduos, que é uma planta de queima destes resíduos com total controle de emissões atmosféricas garantindo assim impacto positivo ao meio ambiente, da mesma forma como foi desenvolvido sistema de queima de esgoto sanitário com o mesmo propósito.

Além de destinação destes materiais a planta pode ter como diferencial geração de energia elétrica através de utilização dos gases provenientes da combustão o que torna a planta autossustentável a nivel energético e dependendo da demanda de material se tornar uma Termoelétrica movida a lixo, o que já é largamente utilizado em alguns países europeus como Noruega por exemplo.

Sabemos que nosso país necessita de soluções para este problema público e estamos oferecendo uma solução e ao mesmo inovação, além do equipamento ser fabricado completo em nosso país.

Mais detalhes por favor entrem em contato conosco.