Filtro de Mangas

 

Os Filtros de Mangas tem por finalidade separar as partículas existentes no fluxo de gases industriais.

A filtragem nos filtros de manga é realizada pela passagem do ar carregado de partículas através de mangas onde partículas ficam retidas na superfície e nos poros dos fios, formando um bolo que atua também como meio filtrante. Para reduzir a resistência ao fluxo do ar o bolo deve ser periodicamente desalojado.

Os filtros de manga podem operar sob pressões positivas ou negativas. A pressão é limitada pela perda de carga através das mangas porque a descarga é diretamente enviada para a atmosfera. A maioria dos filtros de manga operam sob pressão negativa o que impõe um dimensionamento exigente para o corpo que enclausura as mangas, principalmente no que se refere a vedação.

A separação de partículas do fluxo de ar gases industriais é frequentemente realizada por filtros de fibras naturais ou sintéticas. Estes elementos filtrantes têm a forma tubular e ficam fixos em estruturas denominada corpo do filtro de manga.

 Filtro de mangas são empregados para coleta de material particulado via seca, com altíssimas eficiências de retenção. Os filtros caracterizam-se por manter praticamente constante a concentração de particulado nos gases tratados a despeito das variações nas condições de entrada. Concentração de saídas típicas são inferiores a 50 mg/Nm³ e podem atingir valores tão baixos quanto 2 mg/Nm³.